sexta-feira, 9 de março de 2012

Sociologia 1003/2012 - Liode Martha Trabalho I

Bom dia, galera. As fichas vocês vão postas como comentário abaixo deste espaço. Siga o Procedimento:

Sistema de Ensino Loide Martha
1003/2012 - Sociologia
Alunos: ...

Resumo do Período:
Pensador 1: Saint-Simon (França, 1720-1825)
Principais Ideias
Pensador 2:
Principais Ideias

Estou ansioso para ver o trabalho de vocês!!!!

8 comentários:

  1. Sistema de Ensino Loide Martha
    1003/2012 - Sociologia
    Alunos: Larissa Scarlet nº 24
    Ingryd Burock nº 16
    Mariana Cardoso nº 32

    a) A sociologia é uma forma de pensamento que evoluiu para o cientifico se desenvolvendo desde Copérnico uma nova área de conhecimento,surgindo assim as ciências naturais e sociais.
    Sua constituição surgiu a partir de momentos
    de desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
    Sua criação é o resultado de um conjunto de pensadores, que viravam entender novas situações.

    b) August Comet ( 1798-1857) - Ele viveu na epoca da turbulência da Revolução Francesa de acordo com a sua interpretação,um certo tipo de sociedade cujos principais aspectos eram as influencias
    religiosas e o militarismo estavam em via de ser substituidos por uma nova sociedade , cientifica e industrial.
    Hebert Spencer (1820 - 1895) Para ele a evolução da humanidade, desde as sociedades primitivas à sociedade atual é comparavél a complesificação funcional que se certificam quando se passa dos organismos mais simples aos mais complexos .
    Karl Mark (1818-1883) - Um alemão que influenciou decisivamente varios ares desconhecidos. Muito impressionado pelas terriveis condições de trabalho as fabricas inglesas, Mark desenvolveu uma teoria da exploração que esta na origem dos conceitos da luta de classe.Max Weber(1864-1920) alemão e o Emile Burkheim (1858-1917) francês achavam que a sociede se constituia efetivamente como a ciencia determinando um campo de estudos proprios no interior das ciencias.

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  2. Sistema de Ensino Loide Martha
    1003/2012 – Sociologia
    Alunos: Allanis Cunha
    Carina Alves
    Dayane Ferreira
    Larissa Luz
    Jéssica Souza

    a)As transformações sofridas pelo Ocidente tanto no campo da política, economia e cultura, deixaram em evidência mudanças significativas sobre a vida na sociedade. E então, surgiu uma necessidade para compreender e explicar tais mudanças, dando início a Sociologia, ciência ligada ao capitalismo moderno. E tal disciplina consiste em marcar uma mudança na maneira de se pensar nos meios sociais.

    b)Auguste Comte (França, 1798-1857)
    Ele acreditava que a religião e o militarismo iriam perder espaço para a ciência e a indústria, criando assim novas influências sobre uma sociedade.

    Herbert Spencer (Inglaterra, 1820-1895)
    Defendia fortemente a primazia do indivíduo perante o Estado, sendo a natureza fonte da verdade, incluindo a verdade moral.

    Karl Marx (Alemanha, 1818-1883)
    Sua teoria seria a da exploração, devido a luta de classes e a alienação. E com a ajuda de Émile Durkheim (França, 1858-1917) e de Max Weber (Alemanha, 1864-1920), a Sociologia se firma como uma ciência.

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  3. Sistema de Ensino Loide Martha
    1003/2012 – Sociologia
    Alunos: Marcella Freire , Hosana Guimarães e Marcelly Souza.

    a)Após a Revolção Industrial a sociedade passou por drásticas mudanças , o pensamento das pessoas mudou ,surgiu a necessidade de entendê-las então a sociologia foi criada para explicar estas diversas mudanças.

    b)Auguste Comte (França, 1798-1857) - Acreditava que o militarismo e a religião iriam ser substituídos , homens por máquinas e a religião pela ciência.

    Herbert Spencer (Inglaterra, 1820-1895) - Seu contexto era que desde a sociedade primitiva até a atual a evolução da humanidade é de forma complexa.

    Karl Marx (Alemanha, 1818-1883) - Criou uma teoria de exploração , devido ao abuso sofrido pelos trabalhadores nas fábricas inglesas baseava-se na luta de classes e na alienação. Com as contribuições de Émile Durkheim(1858 - 1917) e de Max Weber (1864 - 1920) a sociologia foi afirmada como ciência.

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  4. Sistema de Ensino Loide Martha
    103- 2012
    Alunos: Carlla Antunes, Yasmin Nascimento, Suzziane Oliveira

    a) A sociologia é uma forma de pensamento que evoluiu para o cientifico se desenvolvendo desde Copérnico uma nova área de conhecimento,surgindo assim as ciências naturais e sociais.
    Sua constituição surgiu a partir de momentos
    de desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
    Sua criação é o resultado de um conjunto de pensadores, que viravam entender novas situações.

    b) August Comet ( 1798-1857) - Ele viveu na epoca da turbulência da Revolução Francesa de acordo com a sua interpretação,um certo tipo de sociedade cujos principais aspectos eram as influencias
    religiosas e o militarismo estavam em via de ser substituidos por uma nova sociedade , cientifica e industrial.
    Hebert Spencer (1820 - 1895) Para ele a evolução da humanidade, desde as sociedades primitivas à sociedade atual é comparavél a complesificação funcional que se certificam quando se passa dos organismos mais simples aos mais complexos .
    Karl Mark (1818-1883) - Um alemão que influenciou decisivamente varios ares desconhecidos. Muito impressionado pelas terriveis condições de trabalho as fabricas inglesas, Mark desenvolveu uma teoria da exploração que esta na origem dos conceitos da luta de classe.Max Weber(1864-1920) alemão e o Emile Burkheim (1858-1917) francês achavam que a sociede se constituia efetivamente como a ciencia determinando um campo de estudos proprios no interior das ciencias.

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  5. Raquel
    Sistema de Ensino Loide Martha
    1003/2012- Sociologia
    Alunos: Júlia Alves, Larissa Fernanda, Rafaela Cristine, Raquel Cristina, Ramon Falcão

    a)Constituiu-se como ramo do conhecimento no final do século XIX, tendo como fundador Auguste Comte.

    b)Karl Marx, alemão(1818-1883),Sociologia critica e econômica- O ponto de partida do pensamento marxista é a consciência de que toda história humana parte da existência de seres humanos vivos, onde partindo deste principio valorização do homem buscam alcançar as transformações necessárias para uma sociedade mais justa, igualitária e humana. A teória marxista também procura explicar a evolução das relações econômicas nas sociedades, ao longo da história da humanidade que seria constituída por uma permanente lutar de classes.

    Herbert Spencer, inglês(1820-1903), Evolucionismo e Organicismo- Defende o evolucionismo. Para sustentá-lo empregou um método comparativo, do qual foi um dos pioneiro, bem como os dados etnológicos. Utilizou dados de história, da psicologia e da biologia. Desta ultima se serviu para desenvolver a sua teoria organicista. Faz questão de salientar que a evolução social não depende da vontade humana. Tanto a evolução social, como o progresso,não necessário, não dependendo ao homem.
    Em seu trabalho "Os princípios da sociologia" todos os domínios do universo físico, biológico e social desenvolveu-se segundo princípios semelhantes. E a tarefa da sociologia é aplicar esses princípios ao que ele denominou de Campo Superorgânico, ou o estudo dos padrões de relações dentre os organismos.

    Alexis Henri Charles Clérel,francês(visconde de Tocqueville), Sociologia Comparativista- Para Tocqueville a consolidação de um projeto
    de educação pública- educação para todos, universal; gratuita, obrigatória, laica, em que O Estado assume o papel de educador, buscando governar os espíritos por palavras e formas, especialmente através da escola.

    Vilfredo Pareto, italiano(1848-1923), Mecanicismo Sociológico- Fenômenos sociais, levaram Pareto a estabelecer uma metodologia que transforma a sociologia em ciência lógico- experiemental, a faz distinguir como objeto da sociologia as ações não-logicas diferentemente do objeto de economia como sendo as ações logicas.
    Para ele o homem é não é um ser racional, mais um ser que raciocina tão somente. Frequentemente este homem tenta atribuir justificativas lógicas para suas ações ilógicas deixando se levar pelos sentimento.

    Émile Durkheim, francês(1858-1917), Realismo Sociológico- Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que se tornou humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos do seu grupo social para poder conviver no meio deste. a este processo de aprendizagem, chamou de "Socialização".


    Marx Weber, alemão(1864-1920), Sociologia Compreensiva- O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.
    A sociologia Weberiana concebe a sociedade como um eterno fluir, um conjunto de acontecimento que aparecem e desaparecem, estando sempre em movimento devido a um elemento básico: a ação social que implica uma concepção do homem como um individuo ativo a parti de um processo de conexão valorativa do homem visando o real.

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  6. Sistema de Ensino Loide Martha
    1003/2012 - Sociologia
    Alunos: Jackson Uesley , Igor Santos , Mayke Oliveira , Jonathan Souza e Lucas Cunha .

    “Raízes do Brasil”
    Sergio Buarque de Holanda

    Nasceu em São Paulo, em 11 de julho de 1902. Em São Paulo terminou o ginásio, mas começousua vida universitária no Rio de Janeiro, onde cursou a Faculdade de Direito a partir de 1921.Jornalismo e crítica literária, exercida em jornais e revistas, foram sua atividades principais até 1930.Participou do movimento modernista em 1922. Foi um dos fundadores, em 1924, da revista Estética , editada no Rio de Janeiro. Em 1929, viaja para a Europa, onde torna-se correspondente dos Diários Associados e ondeentrou em contato com a obra de Max Weber. Em 1936 publica o ensaio “Raízes do Brasil”. “Nesse mesmo ano começa a trabalhar comoassistente dos professores Hauser (História Econômica) e Tronchon (literatura Comparada) naUniversidade do Distrito Federal)” . Em 1945, publica Monções.

    Em 1946 retorna a São Paulo, assumindo a Direção do Museu Paulista, onde permanece até 1956,quando se torna regente da cadeira de História da Civilização Brasileira da Universidade de SãoPaulo. Em 1958, efetiva-se como catedrático com a tese Visão do Paraíso, publicada em 1959. Continuou na USP até 1969, quando pede aposentadoria em solidariedade aos professores afastados pelo Ato Institucional n. 5. Depois disso, continua a dirigir a coleçãoHistória geral da Civilização Brasileira, iniciada em 1960, tendo redigido vários dos seus capítulos e um volumeinteiro,Do império à república, publicado em 1972. Em 1980, foi membro-fundador do Partido dos Trabalhadores – PT.Morreu em São Paulo, a 24 de abril de 1982

    Este trabalho foi elaborado como conclusão do curso “Formação Histórica do Brasil” sob a orientação de Ana Maria Dietrich. O presente artigo tem por objetivo fazer algumas considerações a respeito da vida, da obra e do contexto histórico em que viveu o historiador Sérgio Buarque de Holanda. A respeito de suas obras, optamos por analisar o livro Raízes do Brasil.
    “Trata-se de entende o processo de transição sociopolítica vivido pela sociedade brasileira nos anos1930 e depois, na década de 40” (SALUM,1989: 238)Sergio Buarque ao “examinar as concepções, instituições e formas de vida gestadas por nossosantepassados, o faz tendo em vista que elas ainda oprimem – como diria Marx – "o cérebro dos vivos"

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  7. Sistema de Ensino Loide Martha
    1003/2012 - Sociologia
    Alunos:
    Hosana Guimarães: n°13
    Júlia Alves: n°20
    Marcella Freire: n°30
    Marcelly Souza: n°31
    Thaina Gaspar: n°49

    Gilberto Freyre

    Biografia
    Gilberto Freyre nasceu em Recife no dia 15 de março de 1900 , foi sociólogo , escritor , antropólogo , historiador e pintor, considerado por muitos um dos maiores sociólogos brasileiros.
    Filho de Alfredo Freyre , Gilberto Freyre é de família brasileira antiga , descendente de colonizadores portugueses . Iniciou seus estudos em 1908 , teve seu primeiro contato com a literatura através de ‘’As Viagens de Gulliver’’ , aprendeu a ler e escrever com Mr. Williams tinha grande dificuldade .
    Freyre estudou na Universidade de Columbia nos Estados Unidos onde conhece Franz Boas, sua principal referência intelectual. Em 1922 publica sua tese de mestrado "Social life in Brazil in the middle of the 19th century" (Vida social no Brasil nos meados do século XIX),dentro do Seu primeiro e mais conhecido livro é Casa-Grande & Senzala, publicado no ano de 1933 .
    Gilberto escreveu o poema Bahia de todos os santos e de quase todos os pecados , que entusiasmou Manuel Bandeira que escreveu uma carta para ele a seguir.
    Ocupou a cadeira 23 da Academia Pernambucana de Letras em 1986. Foi protestante batista, chegando a ser missionário e a frequentar igrejas batistas norte-americanas, quando jovem. Este fato costuma ser ocultado pelos biógrafos e adeptos das teorias de Freyre. Gilberto Freyre retornou ao catolicismo posteriormente.
    Morreu em 18 de julho de 1987.


    Livro : Casa Grande Senzala
    O livro identifica a miscigenação que há no Brasil : brancos ,negros e indígenas.
    Para Freyre o livro identifica o modo de convívio social , organização política , através do patriarcalismo, de modo que abriga dos patriarcas aos escravos e suas respectivas famílias.

    O livro corrige o questionamento de que o Brasil possui raça inferior devido a miscigenação que está presente. Aponta aspectos positivos que constituem a formação cultural brasileira.

    Comentários acerca da obra
    Entre 1933 e 1942, três grandes livros publicados alimentaram, no dizer de Antônio Cândido , a imaginação dos jovens brasileiros e os estimularam a refletir sobre seu país: Casa-Grande e Senzala.
    Crítica
    Segundo Clóvis Moura, "Gilberto Freyre caracterizou a escravidão no Brasil como composta de senhores bons e escravos submissos". Freyre tentou estabelecer uma harmonia entre os senhores e os escravos , que nem a exploração acabaria com a harmonia.
    Relata Martiniano J. Silva Afirma que nunca houve livre arbítrio , e que a mulher negra era explorada sexualmente e moralmente , era obrigada a manter relações com seus donos.
    O próprio Freyre, na obra diz que a negra facilitou a depreciação , e que seus atos foram feitos através do desejo e não da obrigação.
    Mais incisivo é Sergius Gonzaga:"Filhos, diz que todos os senhores de engenho tinham esta liberdade de abuso e que as negras aceitavam como forma de fugir dos maus tratos.

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  8. Sistema de Ensino Loide Martha
    1003/2012 - Sociologia
    Alunos: Carina Alves
    Carla Antunes
    Dayane Ferreira
    Jéssica Souza
    Suziane Oliveira
    Yasmin Nascimento


    Gilberto Freyre

    Biografia
    Gilberto Freyre nasceu em Recife no dia 15 de março de 1900 , foi sociólogo , escritor , antropólogo , historiador e pintor, considerado por muitos um dos maiores sociólogos brasileiros.
    Filho de Alfredo Freyre , Gilberto Freyre é de família brasileira antiga , descendente de colonizadores portugueses . Iniciou seus estudos em 1908 , teve seu primeiro contato com a literatura através de ‘’As Viagens de Gulliver’’ , aprendeu a ler e escrever com Mr. Williams tinha grande dificuldade .
    Freyre estudou na Universidade de Columbia nos Estados Unidos onde conhece Franz Boas, sua principal referência intelectual. Em 1922 publica sua tese de mestrado "Social life in Brazil in the middle of the 19th century" (Vida social no Brasil nos meados do século XIX),dentro do Seu primeiro e mais conhecido livro é Casa-Grande & Senzala, publicado no ano de 1933 .
    Gilberto escreveu o poema Bahia de todos os santos e de quase todos os pecados , que entusiasmou Manuel Bandeira que escreveu uma carta para ele a seguir.
    Ocupou a cadeira 23 da Academia Pernambucana de Letras em 1986. Foi protestante batista, chegando a ser missionário e a frequentar igrejas batistas norte-americanas, quando jovem. Este fato costuma ser ocultado pelos biógrafos e adeptos das teorias de Freyre. Gilberto Freyre retornou ao catolicismo posteriormente.
    Morreu em 18 de julho de 1987.

    Livro: Sobrados e Mucambos


    Principais ideias :
      
    A história da evolução urbana no Brasil é a história da ascensão do mulato. Esta é a tese básica do livro Sobrados e Mucambos, a segunda parte da extensa análise de nossa sociedade patriarcal. Inicialmente previsto para seis volumes, o projeto não chegou a ser concluído por Gilberto Freyre. Parou com Ordem e Progresso, em 1959, onde analisa a influência da República na formação social brasileira. O quarto e último volume a ser escrito – já que os outros dois seriam dedicados aos documentos históricos e iconográficos –, Jazigos e Covas Rasas, segundo depoimento do próprio autor, foi concluído mas os originais simplesmente sumiram de sua casa.

    A primeira curiosidade surge com o título – Sobrados e Mucambos – a rigor escrito errado, já que os dicionários registram sempre a grafia mocambo, com “o”. Num pequeno ensaio publicado em 1937 – Mucambos do Nordeste – Freyre justifica sua preferência ortográfica: “Na construção de casa popular mais simples é que a influência dominante foi e é ainda a africana ou a indígena. Tanto que a denominação de casa desse tipo que mais se generalizou no Nordeste foi a africana: mucambo ou mocambo. Ou seja uma palavra quimbunda, segundo o Sr. Renato Mendonça, formada pelo prefixo mu+kambo, quer dizer esconderijo.”

     É um texto que sobrevive na análise de uma época de transição. O Brasil aqui é visto sob o clima da mudança da casa para a rua. Ou seja, a sociedade fechada formada nos engenhos e fazendas perde esta individualidade para se tornar mais aberta e pública, para ganhar as ruas das cidades que se modernizam e crescem. Tudo passa a ser menos policiado, já que as famílias vão, paulatinamente, perdendo o poder de vigília sobre todas as coisas. Com isso o próprio poder político vai sendo diluído e melhor distribuído entre as várias camadas sociais.

    Em suma, Gilberto Freyre, em Sobrados e Mucambos, fala de um mundo que quebrou a tradição rural de trezentos anos para viver o sonho urbano. E o preço pago equivale a algumas das mazelas que sobrevivem até hoje. Aí começamos a tirar o homem do campo. Em contrapartida, nem sempre lhe damos a segurança necessária. E isso tem nos custado um alto preço social.  

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