Perfil - Patrícia Nascimento

Patrícia Nascimento
Formação acadêmica:
Mestranda em Ensino de Ciências (PROPEC-MP-IFRJ);
Especialista em Gestão Ambiental (FTC);
Graduada em Ciências Biológicas (UNIGRANRIO).

Área de atuação:
1. Ensino de Ciências;
2. Educação Ambiental;
3. Ensino Profissionalizante;
4. Ecologia.  

3 comentários:

  1. O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual onde se vê várias cores caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
    O distúrbio, que era conhecido desde o século XVIII, recebeu esse nome em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia de que ele mesmo era portador. Uma vez que esse problema está geneticamente ligado ao cromossomo X, ocorre com maior frequência entre os homens, que possuem apenas um cromossomo X, enquanto mulheres possuem dois.
    Os portadores do gene anômalo apresentam dificuldade na percepção de determinadas cores primárias, como o verde e o vermelho, o que se repercute na percepção das restantes cores do espectro. Esta perturbação é causada por ausência ou menor número de alguns tipos de cones ou por uma perda de função parcial ou total destes, normalmente associada à diminuição de pigmento nos fotorreceptores que deixam de ser capazes de processar diferencialmente a informação luminosa de cor.

    A retina humana possui três tipos de células sensíveis à cor, chamadas cones. Cada um deles é sensível a uma determinada faixa de comprimentos de onda do espectro luminoso, mais precisamente ao picos situados a 419 nm (azul-violeta), 531 nm (verde) e 559 nm (verde-amarelo).
    A classificação dos cones em "vermelho", "verde" e "azul" (RGB) é uma simplificação usada por comodidade para tipificar as três frequências alvos, embora não corresponda à sensibilidade real dos fotorreceptores dos cones. Todos os tons existentes derivam da combinação dessas três cores primárias.
    As tonalidades visíveis dependem do modo como cada tipo de cone é estimulado. A luz azul, por exemplo, é captada pelos cones de "alta frequência". No caso dos daltônicos, algumas dessas células não estão presentes em número suficiente ou registam uma anomalia no pigmento característico dos fotorreceptores no interior dos cones
    tratamento Atualmente não existe nenhum tipo de tratamento conhecido para esse distúrbio.

    ResponderExcluir
  2. Endocitose - É um processo por onde as células consomem materias através da menbrana plamática. Pode ocorrer por 3 formas. Fagocitose , Pinocitose e Endocitose mediada por receptores.

    Fagocitose - É um mecanismo utiizado por muitos prostistas , em especial as amebas para a obtenção de alimentos. Englobando outros microorganismos como pequenas ciladas.

    Pinocitose - É um processo de endocitose em que a célula engloba partículas sólidas em solução equasa , sem ser difusão , mas por transporte ativo através da menbrana plasmática. E um sistema de alimentação celular complementar a fagocitose. Euma das formas como as células recebem grandes proteinas , inclusive hormônias e como oe pequenos vasos sanguineos obtém sua nutrição.

    Endocitose mediada po recptore- É semelhante à fagocitose mas , neste caso à particula a ser endocitada liga-se a proteínas recptoras especificas concentradas em determinação locais da menbrana plasmática. Estes locais da membrana plasmática. Estes locais formam uma pequena depressão na membrana plasmática que está coberta por uma proteína fibrosa a clatrina.

    ResponderExcluir
  3. Professora a senhora Lembra ao Júnior
    da dinâmica da caixa de bombom para
    a minha apresentação segunda :D
    Bjs Vanessa :)

    ResponderExcluir