quarta-feira, 28 de março de 2012

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Alguns apontamentos sobre a origem e características


Conceito: É o processo caracterizado pela transformação de matéria-prima em produto utilizável com o uso de máquinas movidas por força extra-humana.

Conceitos auxiliares.
Máquina: é o conjunto de objetos e engrenagem aclopados.
Matéria-prima: é tudo aquilo que pode ser utilizado para transformar em outro produto.
Produção em série: é a baseada em modelos e/ou protótipos.
Produção em massa: é em grande quantidade.

Por que na Inglaterra do século XVIII?
A demanda se tornou maior que a oferta, o que fez os produtos básicos ficarem caros e não conseguissem atender a procura da população. Sobre esta questão temos que lembrar que ocorreu um crescimento populacional motivado por: melhorias na qualidade de vida e diminuição da mortalidade; volta do uso do método científico (Rev. Científica) que motivou além da melhoria de vida e a volta da utilização do método experimental.

A Inglaterra tinha acumulado recursos através de: o Comércio Marítimo – Ato de navegação de 1651; entrada de capitais com os judeus que fugiram das perseguições religiosas na Holanda; O ouro do Brasil através de comércio/acordos com Portugal; os cercamentos e o êxodo rural – que propiciou mão-de-obra farta e barata.
“Podemos, pois, resumir o papel dos três principais setores da demanda na gênese do industrialismo. As exportações, apoiadas pelo aumento sistemático e agressivo do governo proporcionaram a centelha e construíram – juntamente com a produção têxtil de algodão – o setor básico da industrialização. Além disso, conduziram a importantes melhorias no transporte marítimo. O mercado interno proporcionou a base gral para uma economia industrializada em grande escala e (através da urbanização) incentivou, uma importante base para o carvão e para algumas importantes inovações tecnológicas. O governo dava o apoio sistemático a comerciantes e manufatureiros, além de incentivos de modo algum desprazíveis para a inovação e para o desenvolvimento de indústria de bens de capital”.

Características:
Maquinista; Fabril (é feita na fabrica – em um só lugar); Produz em série e em massa; Demanda mão de obra; Demanda muito capital, energia e matéria-prima.

Transformações motivadas pela Rev. Industrial
A Revolução Industrial, ou melhor, as indústrias passaram a produzir cada vez mais, o que gerou a necessidade de transformações nos transportes e comunicação. Vejamos algumas:

1 - Surgimento dos trens (Maria fumaça) e de Navios a Vapor è Aumentar a quantidade, velocidade e distancia de entrega dos produtos.

2 - Surgimento do telegrafo: de início com fio e estes utilizavam o código Morse.

3 - A propaganda: o Efeito demonstração, o que levou as novidades a serem conhecidas.

Tais transformações levaram a uma maior procura por produtos industrializados o que levou ao surgimento das novas tecnologias que dessem conta de nova demanda. Esta tecnologia era a máquina movida à eletricidade.

1.4. Algumas conseqüências políticas e econômicas
Oposição Burguesia versus Nobreza e Rei. A burguesia buscava maior participação na vida político-econômica dos Estados uma vez era a principal classe, ou seja, a que detinha o poder econômico.
Surgimento de capital de investimentos: compra e venda de recursos necessários a empresa: terrenos, máquinas, ampliação do espaço físico e equipamentos.

Ações: o capital que é investido por diferentes pessoas em partes de uma empresa.

Sociedades permanentes por ações: antes da Revolução Industrial apenas existiam sociedades temporárias por ações; além disso, temos o desenvolvimento da Bolsa de Valores, que antes buscava sócios para empreitadas e outras atividades, que “controla” a compra e venda de ações.

A maior parte do aço produzido na Inglaterra do século XVIII era consumida pela indústria bélica, ou seja, pela armada de Sua Majestade, fato que apenas mudaria após a metade do século XIX.

Os maiores consumidores de carvão na Inglaterra até 1830/1840 não eram as nascentes indústrias, mas as lareiras da população. Com o advento das estradas de ferro (melhoria dos transportes) e as transformações em outros setores essa situação mudaria a partir da década 1840.

Algumas conseqüências da Rev. Industrial ainda nas primeiras décadas.
1 - Ampliação do Meio circulante, ou seja, do dinheiro circulante.
OBS: a quantidade de dinheiro tem a ver com o volume do comércio e da produção.

2 - Reaparecimento do papel moeda, o que se explica por facilidade de transporte e a falta de matéria prima para confecção de moedas em quantidade suficiente para a nova demanda.

3 - Uso mais intensivo do Cheque. Explicação: Transporte e segurança.

4 - A partir dos fatores acima entendemos o fortalecimento dos bancos.

5 - Utilização do capital de Giro, o que fica evidente no aumento da quantidade de empréstimos, notas promissórias e duplicatas.

6 - Mercado interno: vendo a prazo e propaganda em jornais – por isso o jornal passa a ser diário e informativo e não mais opinativos, uma vez que é a propaganda que custeia a produção do jornal.

Conseqüências sociais
1 - Mulheres e crianças foram utilizadas como mão-de-obra por terem salários mais baixos que os dos homens è Desemprego masculino è Alcoolismo, mendicância e furtos.

2 - Sindicalismo inicial fraco.

3 - Surgimento: Ludismo, socialistas utópicos e democratas.

4 - Aumento da urbanização.

Referências
HOBSBAWM, E. Da revolução industrial ao imperialismo. RJ: Florense-universitária, 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário